Como desapegar de gente tóxica

 Você sabia que as pessoas tóxicas podem aparecer em qualquer relação? Seja um amigo, chefe, namorado(a), mãe, pai ou familiares?



Veja dicas para lidar com essas situações:

1. identifique os sinais

A pessoa te diminui, te xinga, faz piadas, menospreza suas conquistas, te trata mal, te culpa ou conta mentiras?

Ela está disponível quando você precisa? Ou somente você está?

Suas energias são sugadas perto dela?


2. Pare de fingir que está tudo bem

Se está te incomodando, não minta para si mesmo. Você não precisa suportar uma relação que te incomoda. Seja realista e assuma que isso precisa ser mudado.


3. Fale de maneira direta

Chame para uma conversa e fale tudo o que está te incomodando. Seja claro. Ela pode estar passando por um momento difícil e você não sabe. Ou pode também nem ter percebido que está te tratando dessa maneira.


4. Coloque limites

Comece a se posicionar, sem aceitar qualquer tipo de comportamento tóxico ou abusivo. Deixe claro que você não admite insultos, mentiras ou menosprezos, mesmo se ela estiver mal. Você não é saco de pancada para ela descarregar a raiva.


5. Faça perguntas assertivas

- Ué, por que você está me respondendo dessa forma?

- Você está com raiva?

- Você está tentando me aborrecer?


6. Mostre que está insatisfeito

- As pessoas gostam da forma que você as trata? Porque eu estou odiando

- Prefere que eu pare de te contar minhas conquistas?

- Não estou gostando da forma que você está falando.


7. Não leve para o lado pessoal

Entenda que o que ela está fazendo não diz respeito a você. Se você ouviu algo negativo, não guarde para si. Reconheça suas qualidades para que o outro também reconheça.


8. Dê um final absoluto à relação

Se está muito difícil manter a interação com essa pessoa, afaste-se. Recuse convites, silencie nas redes sociais, pare de responder. Você não precisa (nem deve) carregar uma relação nas costas. Muito menos uma que te faz mal e que parece não ter conserto.


9. Cuide de você

Passe mais tempo com quem te valoriza. Faça novas amizades, busque um novo parceiro(a). Não aceite ser diminuído ou humilhado. Faça terapia para ajudar nos momentos mais difíceis.

E pra você, o que é mais difícil nessas relações?

Postagem Anterior Próxima Postagem