Ácido glicólico: Mini guia de como usar o ácido glicólico na sua rotina de skin care

O ácido glicólico é um ácido derivado da cana de açúcar e outros vegetais doces, sem cor e sem cheiro, cujas propriedades têm efeito esfoliante, hidratante, clareador, antiacnéico e rejuvenescedor, e pode ser encontrado na composição de cremes e loções, para uso diário, ou pode ter concentração mais forte para a realização de peelings.

Os produtos podem ser manipulados a partir de receita médica ou podem ser vendidos em lojas e farmácias. Os preços variam de acordo com a marca e com a quantidade do produto, variando entre cerca de R$ 25,00 a R$ 200,00. 

O ácido glicólico possui capacidade de uniformizar a textura da pele e esfoliar, conhecido por minimizar as manchas de acne e rejuvenescer a pele.

Foto de Shiny Diamond no Pexels


 O ativo além de hidratar, a sua ação esfoliante promove a diminuição da espessura da camada córnea, ocasionando uma leve descamação na pele dependendo da concentração utilizada e como resultado ajuda no tratamento das manchas.

O ácido favorece o equilíbrio da oleosidade, remove células mortas, ameniza manchas da acne e ajuda na uniformização da pele.

Para que serve?

Alguns dos principais efeitos do ácido glicólico são:

  • Rejuvenescimento da pele: Por ser capaz de esfoliar e estimular a formação de colágeno;
  • Clareamento de manchas: Como de acne, provocadas pelo sol ou melasma;
  • Controla a oleosidade: o ácido glicólico penetra a pele rapidamente e ajuda a manter os poros livres do sebo excessivo. Prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade. 
  • Tornar a pele mais fina e macia;
  • Tratamento de estrias;
  • Remover o excesso de células mortas.

Com a remoção das células mortas, este ácido facilita a absorção de outras substâncias utilizadas na pele, como hidratantes ou cremes clareadores. De preferência, o tratamento com ácido glicólico deve ser indicado pelo dermatologista, que saberá orientar a forma de uso e quantidade ideais para cada tipo de pele.

Tem contraindicação?

É bem aceito por todos os tipos de pele, mas, quem tem pele sensível ou com muita inflamação deve ter cuidado com a concentração do ingrediente, que pode causar vermelhidão e ardência se a dose for alta demais. O comum e seguro é encontrar concentrações de até 10%.

Como incluir na rotina de skin care?

De manhã:

1) Lave seu rosto com um sabonete em barra ou gel de limpeza especifico para a sua pele.

2) Aplique um antioxidante em serúm, eles tem rápida absorção e contribuição para a proteção da pele, além de alguns, como a vitamina C, estimulam o colágeno e contribuem para o clareamento da pele.

3) Com o rosto seco, aplique o produto com ácido glicólico, priorizando as regiões que apresentam manchas, acne e rugas.

4) Em seguida, aplique o protetor solar com FPS acima de 50. Assim você se protege contra os danos solares e reduz a sensibilidade da pele em tratamento.

De noite:

1) Novamente, lave seu rosto com um sabonete em barra ou gel de limpeza específico para sua pele.

2) Se a sua pele for muito oleosa e acneica, use uma solução anti-oleosidade a fim de remover o excesso de resíduos que restaram na região.

3) Por último, aplique o produto com ácido glicólico.

Cuidados ao usar o ácido:

1) Pela manhã, durante o tratamento, sempre aplicar um protetor solar com alto FPS e se possível com cor no rosto.

2) É recomendável suspender o uso de cremes com substâncias irritantes.

3) Use o ácido glicólico com cautela em peles sensíveis, pois pode causar ardência e vermelhidão. 

Indicações

Serúm Renovador - Principia



Ácido Glicólico + Niacinamida - Creamy



Solução Ácido Glicólico - Simple Organic




Tem dúvidas ou sugestões?
Pode deixar nos comentários!
Pegue mais dicas no Pinterest➤ Oi, lindeza!
Postagem Anterior Próxima Postagem