4 VEZES em que VOCÊ FOI TÓXICO

mulher com a mão no rosto



Ainda é possível ver por aí sobre pessoas que levantam a placa do "fuja de pessoas tóxicas". Mas quem disse que em nenhum momento de nossas vidas não já tivemos atitudes tóxicas?

Muitas das vezes, sem a intenção de machucar o outro, podemos ter atitudes que podem ferir e causar um sentimento ou efeito contrário do que gostaríamos. Deixarei aqui quatro atitudes comuns e podem ser tóxicas:

#1 Minimizar o sentimento do outro

Pessoas que querem ajudar alguém numa situação difícil tentam encontrar palavras para confortar de alguma forma, mas acaba minimizando o sentimento do outro, como "isso não é tão ruim assim, já passei por coisa pior". 

Porém você pode fazer isso e mesmo assim validar o que ela sente, como "Imagino o quanto isto deve estar incomodando, posso te ajudar de alguma forma?"

#2 Positividade tóxica

"Mas veja o lado bom disso", ela também invalida o sentimento do outro e pode gerar culpa por ela não conseguir ver "o lado bom". 

Frase como "deve ser difícil se manter positivo nesta situação, eu compreendo", além de validar seu sentimento pode fazer com que ela se sinta acolhida.

#3 Fazer algum comentário depreciativo

"Você está linda, mas ficaria bem mais se perdesse uns quilinhos", você remete que ser gorda ou não fazer parte de um padrão é algo pejorativo, além de influenciar na autoestima da pessoa. Não há um comentário de validação. 

O ideal é você saber seu lugar e não falar sobre a característica de outra pessoa.

#4 Diminuir a pessoa

"Sempre faz tudo errado", isso é muito comum, principalmente por cuidadores. Faz com que as pessoas questionem negativamente suas competências e influencia na autoestima. 

Valide seu esforço e ação, como "você fez muito bem, mas podemos fazer diferente aqui, o que acha?". Note que além da validação, também podemos fazer com que a pessoa reflita sobre sua ação e seja ativo na mudança e não apenas você dizer "o correto é assim". Assim, ele aprende a ser mais independente.

🚨 Entenda que isso NÃO torna ninguém tóxico. Ser (imutável) é diferente de ter (pode mudar) atitude tóxica. O que diferencia é a intenção e a frequência.

👉Agora me diz, você já teve alguma atitude dessas?

Dúvidas ou sugestões?
Deixa nos comentários!

Pegue mais dicas no PinterestOi, lindeza!
Me siga no Instagram@0ilindeza
   
Postagem Anterior Próxima Postagem